segunda-feira, 28 de maio de 2012

Planejamento e organização são essenciais para sucesso nos vestibulares do final do ano

Planejamento e organização são essenciais para sucesso nos vestibulares do final do ano


Faltam pouco mais de seis meses para o início da maratona de vestibulares para vagas com ingresso em 2013. Para ter sucesso nos estudos, a palavra de ordem dos vestibulandos deve ser planejamento: “O aluno deve ter planejamento e se organizar. Se o dia tem 24 horas, ele precisa dormir oito horas, vai ficar umas seis no cursinho, e ainda sobra tempo para estudar em casa. Cada um tem que descobrir o seu tempo de estudo”, afirma Paulo Motta, professor do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis.

O professor explica que teorias da psicologia falam em tempos diferentes de estudo por dia, algumas recomendam três horas, outras falam em mais de seis horas: “Se vai estudar a tarde inteira, não pode pegar uma matéria só. É recomendado estudar 50 minutos, parar por 10 minutos e estudar mais 50. Só que tem gente que acha 50 minutos pouco, então pode aumentar para duas horas”, disse Motta.
É preciso, também, considerar a situação do vestibulando. Existem aqueles que estão no último ano do ensino médio, outros fazem só cursinhos pré-vestibular (ou ambos ao mesmo tempo). Há os que trabalham e os que não podem fazer o preparativo.
Os alunos que estão terminando o ensino médio, na maioria dos casos, precisam dedicar parte do tempo à escola. O presidente do Instituto Henfil, Mateus Prado, diz que, neste caso, o estudante pode concentrar no primeiro semestre a dedicação ao terceiro ano. Outra opção é dividir o tempo que destinaria ao estudo para o vestibular, segundo o coordenador do vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento.
Para o candidato trabalhador, os professores recomendam aproveitar todo o tempo livre possível. “Neste caso, é preciso estudar sábados e domingos e aproveitar todos os momentos para ler, quando estiver no transporte público, por exemplo”, afirma Edmilson Motta, coordenador do Curso e Colégio Etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário